domingo, 22 de fevereiro de 2009

BREVE HISTORICO - GALAXIE

Em 29 de abril de 1965 o gerente geral da Ford Brasileira, o Sr. John G. Goulden anunciava em um futuro próximo, o lançamento de um moderno e confortável carro de luxo, era ele: o Ford Galaxie. Mas foi só após dois anos de pesquisa e testes que finalmente, em 2 de abril de 1967, o primeiro Galaxie saiu da linha de montagem e foi apresentado ao público como o primeiro carro verdadeiramente moderno, produzido no Brasil.


Esse carro era uma cópia fiel do Galaxie 500 lançado um ano antes nos Estados Unidos. A única diferença era que o Galaxie brasileiro não utilizava os potentes motores ¨Big-Block´s¨ (que pena!) usados no modelo americano. Utilizou-se então um motor já conhecido no Brasil, usado nos caminhões Ford a gasolina, o modelo 272 de 8 cilindros em V, 164CV, 4500 cm ³, com câmbio mecânico de 3 marchas na coluna.


No ano de seu lançamento, o Galaxie apresentava-se em sete cores externas e quatro cores para o interior (vermelho, bege, azul e preto). Oferecia-se também como item opcional o teto branco glacial em seis das sete cores disponíveis.

Após um ano de fabricação o Galaxie sofreu algumas pequenas modificaçoes: painel estofado, tapetes do porta-malas em buchê e retrovisor externo. Foi também nesta mesma época que o carro alcançou o índice de 13.700 unidades produzidas.

Em 1969, o Galaxie já com um público bastante fiel e seleto, teve sua primeira grande alteração: as grades e os frisos foram reestilizados e novas cores surgiram: azul metálico-náutico, prata-metálico, bege-metálico-monza, verde-metálico-caribe, amarelo e vermelho-meteoro. Também neste ano, a Ford lançou o Galaxie LTD, uma versão mais luxuosa do Galaxie 500, que vinha equipado com um motor um pouco mais potente: um V8 292 de 4800cm³ e 190CV. Também possuía teto de vinil, ar-condicionado e câmbio hidramático opcional, descansa-braço traseiro e espelho no pára-sol direito.


Um ano depois, toda a linha Galaxie passou a vir, como item de série, o motor 292. Lançou-se também no mesmo ano o Galaxie Standard. Era uma versão mais simples e barata que o Galaxie 500. Esta versão vinha sem relógio, sem rádio e sem direção hidráulica. Também não possuía a maioria dos frisos, as calotas eram pequenas e os pneus não possuiam as elegantes faixas-branca. Todos os modelos disponíveis vinham com uma nova grade frontal e novos emblemas na traseira.

Já em 1971, o LTD deixa de ser produzido, sendo lançado o LTD Landau, uma versão mais luxuosa que o LTD. As lanternas traseiras vinham agora com três gomos na vertical, luz de ré no pára-choque, banco de couro opcional, sistema de freios equipado com hidrovácuo, novo desenho do forro das portas e estofamento. O LTD Landau também vinha com um vidro traseiro menor que o do LTD, para privacidade dos passageiros, vinha tambem com um emblema em forma de "S" nas colunas traseiras e mira no capô. As calotas importadas eram as mesmas que equipavam os modelos LTD 1968 americanos. O Galaxie 500 neste ano, ganha uma nova grade dianteira, com setas embutidas.

Em 1972, mais uma grande modificaçao: toda a linha ganha freios a discos na frente, ar quente opcional e o vinil na cor areia para o LTD Landau. Foi nesse ano também que o Galaxie Standard deixou de ser produzido. Um ano depois, o capô do Galaxie 500 e LTD Landau ganham um novo visual, novas grades, novas lanternas traseiras e dianteiras (as quais não vinham mais embutidas na grade) e também novas calotas e frisos. Vieram também nesse ano novas cores metálicas. O Galaxie 500 passa a vir com estofamento em Jérsei preto.

Em 1973 e 1974, a linha praticamente não sofreu nenhuma mudança, recebendo então somente novas cores. No ano seguinte, os modelos passam a ser equipados com pisca-alerta, o espelho retrovisor interno e o aro da buzina que nos modelos anteriores eram cromados, passam a ser na cor preta.


Para 1976, a linha sofre uma grande reestilização, sendo que o LTD Landau deixa de ser produzido e inicia-se a fabricação de dois novos modelos: o LTD e o Landau, continuando ainda com o Galaxie 500. Os modelos dessa nova linha, agora ganham um novo motor: o 302 de 5.000cm³ e 198cv. Na parte externa, os carros também ganham um novo capô e novos pára-lamas. As lanternas dianteiras passam a ser na vertical, localizadas na ponta dos pára-lamas, as lanternas traseiras passam a ser 6 pequenos retângulos (três de cada lado), dispostos na horizontal, bem como os quatro faróis, na dianteira, dispostos também horizontalmente. O Landau nesse ano é oferecido somente na cor prata-continental, com vinil na mesma cor e estofamento em casimira com detalhes em cinza. Este modelo é conhecido até hoje como ¨Landau Série-prata¨. No ano seguinte, o modelo permanece com as mesmas características, ganhando somente novas cores para os modelos LTD e Galaxie 500.

Em 1978, a novidade eram os pneus radiais, pára-brisa degradê e vidros verdes. O volante de direção passa a ter um novo formato, com quatro raios, bancos de veludo cinza-claro ou cinza-escuro. O Landau vinha como cor predomenante o cinza executivo e vinil preto. Passa a ser equipado com uma nova relação de diferencial para os carros com câmbio automático: 3,07:1 (que antes era 3,43:1, mais curta). Os cintos de segurança são retráteis de 2 pontos na frente, novidade na época.

Em 1979, foi lançado um modelo comemorativo dos 60 anos da Ford no Brasil, que vinha pintado na a cor vermelho-escala-metálico, além dos novos opcionais. Todos os modelos da linha ganham ignição eletrônica e hélice hidrodinâmica. Vinham com tanque de combustível de 107 litros, novos frisos laterais com apliques em borracha, réguas traseiras de alumínio pretas, bem como o contorno dos fárois, que vinham na mesma cor. Carburador com afogador automático e ar-condicionado embutido no painel. Neste ano encerra-se a fabricação do Galaxie 500. No final desse mesmo ano foi oferecida a versão a álcool.


Em 1980, o Landau passa a ser oferecido na cor azul-clássico metálico, escapamento duplo, novos estofamentos e forro das portas, refletor traseiro lateral com luz, espelho retrovisor e porta malas com controle de acionamento interno. E, a partir desse ano, o câmbio hidramático para o Landau passa a ser item de série, sendo que somente o LTD dispunha de câmbio mecânico com opção do câmbio hidramático.

No ano seguinte, a linha ganha luz de ré ao lado das lanternas vermelhas, que antes encontrava-se no pára-choque. O LTD e o Landau passam a ser equipados com cintos de segurança retráteis de três pontos na frente. No mesmo ano, o Landau veio com a parte interna diferenciada, de cor azul-marinho, e uma grade no vão do pára-choque dianteiro que tinha as mesmas características da grade frontal. Aparece também neste ano, novas cores: azul clássico, branco nevasca e preto bali.

Em 1982, as calotas passam a ser fixadas com parafusos e aparecem mais opções de cores para o Landau como cinza granito, azul jamaica e verde astor, valendo ainda as cores do ano anterior. Neste ano, encerra-se a fabricação do LTD.

Em 1983, o Landau passa a ser fabricado somente nas cores introduzidas em 1982, o azul clássico, o cinza granito e o preto bali e neste mesmo ano, o Landau também deixa de ser fabricado. Haviam sido produzidas somente 125 unidades neste ano.


A família Galaxie em seus 16 anos de fabricação, teve 77.647 carros produzidos, sendo que 2.492 eram movidos a álcool.

Alguns modelos especiais foram desenvolvidos pela Ford durante esses anos, sendo que um deles fabricado para trasportar o Papa Joao Paulo II, quando veio ao Brasil, um modelo presidencial, usado ate o governo de Fernando Collor de Melo e mais 3 modelos usados como ambulancias.

Mesmo depois de alguns anos que havia sido encerrada a fabricação do Landau, a Ford recebia ainda vários pedidos de clientes que queriam comprar, sob encomenda o Landau, porém os pedidos foram todos rejeitados pela pela montadora.

28 comentários:

  1. Muito bom seu blog enviei um email pa vc cm uma dúvida ok? abraço

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  2. caro amigo meus parabéns pelo blog sobre a hisória deste carro que na minha opnião nãi existe mais confortavel elegante e exeplendido.

    muito obrigado por ter tirado minhas curiosidades Forte abraço

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  3. Bem, eu sou completamente apaixonada pelo Galaxie, pelo LTD Landau e pelo Landau...
    o seu blog esta muito bom, e gostaria de parabeniza-lo por isso...
    se quiser entrar em contato o meu e-mail é mrs.j.jordison@hotmail.com

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  4. muito boa ideia parabens pela iniciativa de relembra a todos q gostam , como eu deste maravilhoso carro, edson

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  5. Alguém sabe a localização exata das faixas laterais do Landau?
    Estou reformando um azul marinho e não acho um artigo que defina exatamente o posicionamento. Caso alguém puder me ajudar tenho o e-mail sauroedu@hotmail.com

    obrigado.

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  6. Boa noite amigo. Parabens pelo seu blog, muito bom. Sou proprietario de um Galaxie500 1969, preto sem teto de vinil. veiculo pertenceu a policia de SP, apens utilizado por tenentes e coroneis. veiculo com interno vermelho rubi. Linda toda historio deste exemplar maravilhoso de carro. Mais uma vez, parabens. Abraços. Alessandro (comercial@alzaplast.com.br)

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  7. airtonpt@hotmail.com

    Parabéns pelo blog..
    caprichado..
    muito bom mesmo..
    Abraço...

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  8. Prezado Sr. Roger.

    O Sr. já tinha conhecimento, de que um destes pedidos não foi rejeitado e existe um Landau 1985 em Campinas.

    Rafael.
    rafaelimoveis2@gmail.com

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  9. Rafael, nao sabia que existia um Landau 1985 em Campinas. Tambem sou de Campinas e gostaria de saber mais detalhes sobre o felizardo !!!
    obrigado pela contribuicao ao blog.
    abraco !!!

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  10. A quem precisar de mais informacoes, encaminhar o e-mail para rsantieff@yahoo.com.br.
    Obrigado

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  11. PESSOAL, DESCULPEMME PELA DEMORA NAS RESPOSTAS, FAREI O POSSIVEL PARA ATUALIZAR O BLOG SEMANALMENTE.

    OBRIGADO.

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  12. PAPAULO, nao recebi seu e-mail, qual informacao vc precisa?

    MATEUS, eu que agradeco a visita.
    FORD abraco !!!

    JEEH, eu que agradeco, caso precise de outras inforamcoes, entre em contato.

    EDSON, obrigado e continue visitando o blog.

    ALESSANDRO, parabens por fazer parte desse grupo seleto de felizes proprietarios desse veiculo, o meu LTD eh este da foto principal do blog.
    abraco.

    AIRTON, obrigado e um FORD abraco !!!

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  13. Boa tarde! Alguem sabe me dizer qual a calota que saiu no galaxie ltd 1979/1980. e-mail. julioaseibert@yahoo.com.br

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  16. Julio, a calota do LTD e Galaxie 500 79 e 80 e' a mesma calota que equipava os LTD's e Galaxies 500 a partir de 75. ao contrario do que muitos pensam, aquela calota mais 'lisa', so' equipava o Landau.
    Achei um link com uma foto da calota no mercaolivre pra vc ver o modelo.

    http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=128245440_5500.jpg&v=E

    Abraço !

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  17. Zé Madalena, BH/MG !!!28 de março de 2010 às 20:21

    É ???Nunca + o bRASIl fabricará um (carro) como o GALAXIE !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

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  18. E eu tenho um GALAXIE branco ano 1967 chassis 6400,tive um o 1ºda minha vida que o chassis era 100059 !!!
    Não tém AUTOMÓVEL melhor !!!!!!!!!!!!
    Abraços do Zé.

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  19. Concordo com voce Ze Madalena !!! Eu tenho um LTD 1970 (o azul da foto com a descriçao do blog) e realmente o Brasil nunca mais fabricou um automovel com o conforto igual aos do Galaxie, LDT e Landau. Eh uma pena...

    Abraço !!!

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  20. Zé Madalena -BH/MG6 de abril de 2010 às 18:03

    Boa noite Roger, no bRASIl qualquer (bustíca) que colocam à venda o bRASILEIRO fala que é um CARRÃO !!!!
    Aqui em casa tá cheio de bobão !!!!!!!!!
    Abraços do Zé de BH/MG.

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  21. Olá amigos, meu nome é Adriano, gostaria de saber a cor exata deste calaxie azul da foto com a descrição do blog, caso alguém saiba por favor comentem, ou me manda um e-mail: aa.moraes@yahoo.com.br, grato

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  22. Eu possuo um Landau 1976 Série Prata... esse carro é coisa de louco... parece que estou flutuando quando eu o dirijo... obrigado pela historio do Carro... Fico feliz..

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  23. oi,eu ainda nao possuo um carro deses ai,mas pretendo adquirir um ford landau 1979,espero que nao me arrependa disso!mas sei que nao,pois conheço bem esse automovel,sou apaixonado por fords landaes desde os meus 10 anos de idade!!!realmente tirei o chapeu pro seu blog!!!

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  24. Bom dia Roger meu nome é Eduardo sou de bh e acabei de trocar um dodge dart 76 por um galaxie 67 gostaria de saber quais cores ele saiu em 67 pois no documento consta cinza mas ele esta todo ja no fundo primer cinza agradeço sua ajuda e meus parabéns pelo blog. Abraços!

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  25. Gostaria de saber quantas unidades foram produzidas do galáxie Ltd 4800 1969

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  26. Gostaria de saber quantas unidades foram produzidas do galáxie Ltd 4800 1969

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